E se eu disser...
E se eu disser que o poeta nasceu para falar de amor
de amor em amor viver a inspiração
E se eu disser que os amores calados são os mais alados
folhetim do peito meu
E se eu disser que a beleza dos versos do plebeu
giram nas cantigas antigas
E seu eu disser que para falar de amor é preciso de amor saber
de amor sentir o coração da escultura bater
E se eu disser que só vim aqui para te dizer que te amo
E se eu deitar todos os meus pensamentos em teu ombro sincero
Te espero. Não sei se te espero. Só sei que o peito me diz te quero...
E se eu disser que o amor é um absurdo divino
inventado por deuses do Olimpo
E se eu te disser o que sinto
Te valias disso para em mim recostar
E se eu disser que o amor tudo quer e nada espera
e se eu disser que teus movimentos revelam
o que tua boca insana quer calar
E se eu disser que não há outra opção ao amor que a de ser romântico
um cântico que flutua e é bolha de sabão perfume da ilusão ao teu lado despertar
E se eu disser que já durmo teus sonhos
teu olhar tão tristonho vem toda manhã me despertar
E se eu disser que aceito teu convite para ser de par em par
um só par
E se eu disser que no sonho a realidade nos chamou para dançar
Ainda que você não pareça saber meus passos acompanhar
E se eu disser que em última instância declaro o amor vontade de tudo
rei absoluto que move o mundo
por sua ausência ou existência
motivo maior que move as gerações
da falência dos velhos pensamentos à ideologia nova no ar
E se eu disser que o epílogo quer ser enólogo e o deus Baco
retira de uma seta a reta a flecha certeira da Vênus pálida
é de se admirar
E se eu te disser que essa poesia já é uma carta
que voa por todas as capitais
E se eu te disser que meu solo é também o teu colo
para ambos amealhar
E se eu disser que a colheita das flores nos bosques
é apenas um momento vil
nosso amor é varonil
foste tu que as fizera germinar
E se eu disser que as paixões movem o mundo
o pensamento e o intelecto já querem se namorar.
Brás Cubas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário